Pergunte ao Psiquiatra | Dr Eduardo Adnet - TOC

Perguntas Relacionadas ao Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC

 

 

Ritual de Lavar as Mãos

 

Olá Doutor...Meu nome e (...) e a algum tempo venho tendo algums sintomas diferentes no meu comportamento. Toda vez que estou em algum lugar fora da minha casa tenho a sensaçao de que tudo o que esta ao meu redor esta contaminado e sujo. Eu lavo minhas maos o tempo todo. Quando estou andando na rua muitas veses tenho a sensaçao de que a qualquer momento algum carro vai me atropelar. Estou tendo bastante desentendimento com meu marido pois limpo minha casa o tempo todo e parece que ela nunca esta limpa. Peço pro meu filho lavar as maos o tempo todo tambem parece que todo o momento ele esta se contaminando com alguma coisa. Minha pergunta e: Isso pode ser algum sinal de toque? Desde ja agradeço pela sua atençao. Abraços... (Paraná).

 

-Clique aqui para ler a resposta.

 

Diagnóstico do TOC

 

Gostaria de saber se existe algum aparelho para detectar o T O C, ou se esta doença não precisa de nenhum aparelho e é diagnosticada clinicamente. (Rio de Janeiro).

 

Resposta: Há um equívoco cultural em se supervalorizar diagnósticos corroborados por tecnologias em detrimento da histórica necessidade de um diagnóstico clínico incisivo e, evidentemente, correto e preciso. Há, inclusive, determinados países onde médicos ficam desnorteados se a máquina X ou o aparelho Z não “confirmarem” seus diagnósticos.
Evidentemente, há espetaculares avanços tecnológicos que colaboram com a medicina. Todavia, alerta diante de solicitações de dosagens de Serotonina sérica (sérico = no sangue), exames de fios de cabelo, respostas a questionários protocolares infindáveis, investigações sobre “vidas passadas”, especulações sobre “desarmonias energéticas”, “desequilíbrios cósmicos”, dentre outras coisas semelhantes, a fim de diagnosticar Depressão, TOC, Ansiedade, dentre outros transtornos psiquiátricos, haja vista que tais práticas carecem, absolutamente, de respaldo científico suficiente e satisfatório em se tratando de ciência médica.
Transtornos psiquiátricos para serem diagnosticados corretamente requerem do psiquiatra uma avaliação clínica acurada, o que passa, indispensavelmente, por um sólido conhecimento de Fisiologia Médica, Patologia, Psicopatologia, dentre muitas outras mais.
Não há exames bioquímicos, ou de aparelho algum, que possam ser reais corroboradores de um diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Há muita coisa sendo ainda testada e estudada, porém há também muitas especulações e embrulhações no sensível e delicado território da saúde mental.

 

TOC Severo, Tratamento, Medidas Terapêuticas

 

Fui diagnosticado com TOC por seis psiquiatras pelos quais passei, e tomei por volta de 7 ou 8 remédios fora os ansiolíticos e os antipsicóticos. Não sinto absolutamente nada com relação aos remédios. Segui todos os tratamentos como me foi sugerido. O remédio tem que fazer efeito? Por que não faz? Estou desesperado. (São Paulo).

 

Resposta: Prezado amigo, antes de tudo, tenha esperança em Deus! Quanto maior a proximidade com o nosso Criador, tanto mais haverá alívio, conforto e socorro!

Ainda que seu diagnóstico esteja correto (você menciona o Transtorno Obsessivo Compulsivo), há sempre que se considerar a presença de mais de uma entidade psicopatológica (mais de uma doença) em se tratando de casos resistentes aos tratamentos prescritos. Por vezes, só a medicação não é o suficiente. Em minha experiência profissional, tenho observado que a combinação de Medicação com uma psicoterapia específica para o tratamento do TOC produz resultados muito melhores e mais eficazes. É necessário conhecer o mecanismo do TOC em cada paciente e lançar mão de ambos os recursos: Medicação e psicoterapia específica para o tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo.
 

Retorno do autor da pergunta: Muito, mas muito obrigado mesmo do fundo do meu coração, pela sua resposta e atenção. A minha esposa tem uma parte da família que mora em Curitiba e se eu tiver oportunidade, na próxima vez que eu estiver por aí tentarei marcar uma consulta. Mais uma vez muito obrigado, suas palavras me ajudaram muito.

 

Pensamentos Obsessivos e Medicação Psiquiátrica

 

doutor nao tenho nenhuma mania a nao ser obsessao mental que nao me deixa em paz sao pensamentos e imagens que persistem nao sei o que fazer pois nem nos sonhos me deixam em paz tenho medo de tomar remedio e nao adiantar o que fazer ajude me.

 

Resposta: Prezado amigo, permita-me fazer uma observação sobre esta sua afirmação: “nao tenho nenhuma mania a nao ser obsessao mental”. Na realidade, as obsessões são sempre mentais, ocorrendo que elas podem ou não se manifestar na forma de atos, atitudes ou comportamentos.
Há casos em que o simples “medo de tomar remédio” pode ser uma manifestação da própria doença. As obsessões mentais (uma das principais características do Transtorno Obsessivo Compulsivo) podem ser terrivelmente atormentadoras e possuem o potencial de suscitar impressões falsas na mente (algo como um truque). Nos diversos casos que tenho tratado, a resposta à psicofarmacoterapia (medicação) combinada com psicoterapia é a melhor opção. Penso que seria válido você reavaliar seu posicionamento diante dos medicamentos psiquiátricos, os quais tem podido melhorar, e em muito, a qualidade de vida de muitas pessoas (quando seu uso se justifica, evidentemente). Leve seus questionamentos ao seu psiquiatra e procure esclarecer com ele todas as suas dúvidas. Interessante, também a meu ver, seria que lhe fosse feita uma revisão diagnóstica (confirmar seu diagnóstico) a fim de detectar possível presença de comorbidade (presença de mais de um transtorno psiquiátrico). Não fique assustado e procure animar-se, pois há muito o que a Psiquiatria pode fazer para casos como o seu.
Grato por seu contato e pela credibilidade a mim confiada.
 

 

TOC e Sofrimento. Idéias Intrusivas

 

Boa noite doutor, sou portadora de TOC há muitos anos, mas só foi descoberto quando tinha uns 16 anos. De uns anos pra cá sismo com coisas que eu mesma considero como absurdas, por exemplo agora sismei que posso ter engravidado por ter usado o vaso sanitário logo após meu irmão usar, na verdade eu não tenho certeza nem se ele usou, mas essa idéia me perturba, é como se fosse algo que "se acontecesse" ninguém iria acreditar e me acusariam, uma culpa, um medo de desconfian a das pessoas, so sei que sofro demais, me sinto como se tivesse feito algo absurdo e que todos me apontariam, penso o que seria de minha mãe já que somos só nós duas aqui em casa. Gostaria de alguma orientação e se conhece algum caso parecido. Desde já agradeço a atenção. (São Paulo).

 

Resposta: Uma das características essenciais do Transtorno Obsessivo Compulsivo é o caráter irracional das idéias obsessivas. Há casos, por exemplo, em que o indivíduo acometido pela doença acredita que se não lavar as mãos determinado número de vezes, sua mãe morrerá sendo torturada, ou ele perderá sua perna, ainda que não haja nenhuma plausibilidade nessas idéias. É a doença se manifestando. O TOC é uma doença sobremaneira intrusiva e perturbadora, a qual requer tratamento psiquiátrico preferencialmente o mais cedo possível.
Uma das características do TOC é a persistência da alternância entre idéias de certeza e de incerteza, algo perturbador, de fato!
Se conheço casos como o seu? Bem piores, inclusive. Mas, tenha bom ânimo: Há excelentes tratamentos disponíveis hoje em dia! Gostaria de poder ajudá-la mais, mas é o que posso comentar por hora.

 

TOC: Entrevistas na Mídia.

 

 

 

Home

 

"Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." Provérbios 2:6

As informações contidas nesta página são informativas e não substituem a Consulta Médica.


© Copyright Eduardo Adnet - Todos os Direitos Reservados. Não está autorizada a reprodução, cópia ou distribuição deste artigo sem o consentimento expresso do autor.