Pergunte ao Psiquiatra | Dr Eduardo Adnet

Transtornos Alimentares

Será que tenho Anorexia?

Forço muito pra não comer. Quando eu como, me sinto extremamente suja e sinto a necessidade de me punir de variadas formas. Já experimentei quase todo tipo existente de dieta maluca e as pessoas dizem que eu estou magra, mas eu realmente acho que elas falam isso por educação. Essa coisa de emagrecer ocupa a maior parte do meu tempo, não consigo pensar em mais nada. Não acho que seja início de anorexia, eu como - pouco, mas como. Mas enfim... tenho anorexia? (Minas Gerais)

 

Hoje, a ciência médica compreende bem melhor transtornos como a Bulimia e a Anorexia. Sua pergunta faz bastante sentido porque na medida da impossibilidade de se autodiagnosticar (o que, aliás, não é recomendado), você se angustia na medida em que parece perceber em si mesma sintomas de Anorexia e de Bulimia. O plus de ser especialista é, justamente, saber transitar nessas áreas limítrofes e fronteiriças dos espectros diagnósticos em psiquiatria.
Como consultas online não são permitidas, o que posso fazer é lhe assegurar que uma boa abordagem psiquiátrica tem tudo para dar certo no que tange à solução de seus problemas.
Outro dado importante é a existência de transtornos psiquiátricos que interferem na percepção visual e no próprio conceito que o indivíduo possui de sua anátomo-morfologia, ou seja, a pessoa pode não acreditar que aquilo que enxerga no espelho seja ela mesma! Tudo isso precisa ser investigado.
Apenas advirto que não demore muito a procurar auxílio em Saúde Mental, pois tanto a Anorexia quanto a Bulimia possuem aspectos compulsivos inerentes e latentes. Ou seja, se você não se tratar, existe a possibilidade da piora.

 

Anorexia ou Bulimia?

 

Olá Doutor, gostaria de saber qual a diferença entre a anorexia purgativa e a bulimia purgativa, para poder ter uma mínima idéia do que se passa comigo, meu IMC é 15,6 mas imagino que isso possa variar dependendo do biotipo de cada um, e da taxa de gordura e massa magra, mesmo assim, está abaixo do normal, sei que nao sou anoréxica, devido ao meu peso não ser tão baixo assim, mas não me enxergo nem um pouco magra, será que possuo um quadro em anorexia ? É difícil eu deixar que alguma coisa pare em meu estômago, que nao sejam frutas ou verduras. Aguardo sua resposta, por favor.
 

Tanto a Anorexia quanto a Bulimia são transtornos hoje já bem estudados e com características bem distintas na visão do especialista. O termo “purgativo”, não infrequentemente é associado à Anorexia para caracterizá-la em dois subgrupos: “restritiva” ou “purgativa”, refere-se a um estado anoréxico onde cursam, concomitantemente com a evolução da doença, diversos possíveis métodos através dos quais a pessoa acometida busca eliminar o que ingeriu (indução do vômito, uso de diuréticos, uso de laxantes, uso de anorexígenos, dentre outros).
Ocorre, todavia, que podem (e frequentemente há) transtornos psiquiátricos outros, quer seja agindo em comorbidade com a anorexia e/ou a bulimia, quer seja em apresentação mimética à anorexia/bulimia. Em outras palavras, em diversas situações esses transtornos podem ser manifestações secundárias de um transtorno psiquiátrico principal de base que não a anorexia ou a bulimia propriamente ditas. Isto se chama de comorbidade (a presença de duas ou mais doenças evoluindo juntas no quadro clínico de uma mesma pessoa).


Para quem é leigo (ou para quem não é especialista), a identificação do que seja um autêntico quadro de anorexia ou de bulimia pode se constituir em uma tarefa um tanto quanto complexa, sobretudo nos casos atípicos de apresentação destas doenças. E o mesmo se pode dizer sobre os tratamentos. E isto sem falar que há pacientes que apresentam, ao mesmo tempo, características clínicas tanto de anorexia quanto de bulimia.


Sendo assim, a fim de não tornar o assunto demasiado complexo para a autora da pergunta, sugiro que você não se sobrecarregue com tentativas de se autodiagnosticar, ainda mais em se tratando de um tema que pode envolver diversas variáveis intervenientes que deverão ser esclarecidas e tratadas pelo especialista, preferencialmente. Também sites não elaborados por especialistas podem fornecer informações confusas sobre estes transtornos, daí também o alerta!


Tanto a anorexia nervosa, como a anorexia atípica, bem como a bulimia nervosa e a bulimia atípica são transtornos psiquiátricos que devem ser diagnosticados e tratados o quanto antes em razão de diversas complicações que podem ocasionar, algumas delas com características de severidade importante.
Finalizando, diferentemente do que alguns afirmam, não são somente as mulheres que podem ser acometidas tanto pela anorexia como pela bulimia nervosa. Indivíduos do sexo masculino também podem ser portadores destes transtornos.


É o que posso lhe dizer por hora. Grato pelo contato!

 

 

 

Home

 

"Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." Provérbios 2:6

As informações contidas nesta página são informativas e não substituem a Consulta Médica.


© Copyright Eduardo Adnet - Todos os Direitos Reservados. Não está autorizada a reprodução, cópia ou distribuição deste artigo sem o consentimento expresso do autor.