Pergunte ao Psiquiatra

Tire suas Dúvidas sobre Psiquiatria

 

Dr Eduardo Adnet - Médico Psiquiatra

 

Especialista Titulado Pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Médica Brasileira

 

Gratos por sua visita!

Desde que publicamos esta seção no site, temos recebido diversos emails com diferentes dúvidas e questionamentos sobre Transtornos Psiquiátricos, medicamentos, dentre outros assuntos relacionados com a Psiquiatria. Devido à importância de vários dos temas mencionados por nossos visitantes, gostaríamos de solicitar que, ao final de cada mensagem, a pessoa que nos enviar um email coloque, em baixo na mensagem, a autorização para que publiquemos aqui suas dúvidas. E isto para que outros também possam se beneficiar. Evidentemente, não divulgaremos nem o nome e nem o email do visitante, apenas as perguntas.

 

LEIA ISTO COM ATENÇÃO ANTES DE ENVIAR SUA PERGUNTA!

Por normatização do Conselho Federal de Medicina, Não são Permitidas Consultas Online, mas apenas esclarecimentos de dúvidas de caráter genérico com vistas a utilidades informativas. Para situações que envolvam demasiada especificidade pessoal na pergunta, não há como substituir a consulta com o médico psiquiatra.

 

As perguntas enviadas são selecionadas para resposta, e somente serão respondidas as perguntas que puderem suscitar respostas para benefício dos visitantes do site no que diz respeito a uma melhor compreensão de assuntos ligados à Psiquiatria.

Devido ao grande volume de emails que recebo, passei a agrupar as perguntas por assuntos e tópicos, a fim de facilitar a navegação no site. Sugiro que primeiramente, se faça uma busca no site. Se não encontrar o que deseja, envie suas dúvidas. As perguntas selecionadas serão respondidas.

Leia as Perguntas e Respostas abaixo, e se não encontrar o que busca, envie suas dúvidas clicando aqui

 

Sinto-me honrado e agradecido por sua visita ao nosso site!

 

                 Médico Psiquiatra

 

Perguntas Relacionadas a Esquizofrenia

 
Alucinações e Delírios na Esquizofrenia
Olá Doutor,os psquiatras costumam dizer que as pessoas que tem esquizofrenia vê ou vive uma realidade que as pessoas que não tem esquizofrenia vê ou vivem,qual seria essa realidade que os diferem,obrigado. (Paraná)
 
Sua resposta foi publicada aqui.
 
Esquizofrenia, Internação Psiquiátrica, SUS, Laudo Médico

boa noite doutor, tenho uma pergunta, tenho um irmão que tem esquizofrenia a 8 anos, ja foi internado 2 vezes alguns anos atras, atualmente faz uso de medicao auto custo fornecido pelo sus, a alguns meses se recusa tomar o medicamento porem foi regredindo aos poucos e agora entrou em colapso, agressivo bate nas pessoas quebra tudo não come nada em casa com desconfiança de tudo vc sabe tudo tipico da doença para resumir eses dias chamei pm e ambulancia levamos para ps, deram diazepan como sempre,não tolera o paciente dispensa,e diz que não pode fazer nada assim que o efeito do sono passa ele volta a (?) tudo de novo, fui ao posto o qual ele fza tratamento o psquiatra nem se quer me ouviu disse que não ia me dar guia de internamento falou que isso não existe fuitratada igual cachorro ps disse que n! (?) expede guia posto com mal vontade não quer tambem nem a diretora do posto teve a boa vontade de me atender, tou com meu filho quebrando tudo me diz por favor o que devo fazer? pois estão fazendo jogo de empurra eu preciso de uma opinão a que devo recorrer? grata. (São Paulo)

 
Sua resposta foi publicada aqui.
 
Esquizofrenia Paranóide

Meu irmão tem 25 anos,é formado em História e derrepente teve um surto e foi diagnosticado depressão.Foi ao psiquiatra e começou um tratamento.Ele teve alucinações,achava que estava sendo perseguido e que tinha um chip em seu corpo.Agora não está mais tomando a medicação e esta novamente com pensamentos desordenados dizendo que o nosso pai, é torturador e colocou todos os seus amigos para vigia-lo e que inclusive a ex namorada tb era espiã mandada pelo nosso pai para persegui-lo.Ele está totalmente fora da realidade e achando que existe um grupo que pode matar a todos nós,que estamos calados e não contamos a verdade para ele com medo de morrer.Esses sintomas pode ser de esquizofrenia?Por favor me de uma luz. Ele não quer mais ir ao médico e está totalmente desmotivado pra vida. Obrigada. (Rio de Janeiro)

 

Há pouco tempo tratei de um paciente que afirmava haver um complô para matá-lo. Não saía de casa e trancava tudo com medo da imaginária perseguição. Dizia ele que estavam tentando envenená-lo e que as luzes que se refletiam na janela do vizinho eram dos faróis dos carros que o estavam perseguindo. Segundo seu relato, havia um chip em seu nariz que se conectava com uma emissora de rádio e por isso sabiam de tudo o que acontecia em seus pensamentos. Mais detalhes sobre este caso específico você poderá ler aqui.

O diagnóstico deste paciente é: Esquizofrenia Paranóide.

Outro caso: Uma senhora afirmava que a luz da iluminação das ruas, se penetrasse por sua janela e a atingisse, desencadearia um processo de ativação de vermes dentro de seu cérebro.  Os vermes, posteriormente, se transformaram em chips e podiam ser ativados por celulares. Ela se trancava em casa e cobria todas as janelas e frestas a fim de impedir que a ativação dos vermes, chips e celulares ocorresse, caso contrário, seu cérebro seria destruído. Havia também uma perseguição de alienígenas.

O diagnóstico desta paciente é: Esquizofrenia Paranóide.

Após o diagnóstico correto, hoje dispomos de um arsenal de medicamentos espetaculares para o tratamento da Esquizofrenia. A melhora, na maioria dos casos, é dramática, ou seja, cessam os delírios persecutórios, as alucinações (quando estas estão presentes, o que nem sempre acontece) e outros sintomas relacionados à doença. O paciente, em diversos casos e com o tratamento adequado, pode ter uma qualidade de vida bastante satisfatória. Todavia, a despeito da eficácia comprovada desta categoria de medicações, há situações em que a internação psiquiátrica não pode ser descartada. Porém, em minha experiência profissional, trata-se de uma minoria de casos.

Não há como avaliar o caso de seu irmão sem vê-lo, pois além da evidente necessidade de mais informações (que só pode ser satisfeita quando do exame psiquiátrico do paciente), existem outras doenças que se assemelham à Esquizofrenia, e estas precisam ser descartadas. Além do que, há uma série de medidas de avaliação médica psiquiátrica que precisam ser tomadas a fim de abordar o caso. De qualquer modo, ficam aqui estas informações e meu sincero desejo de que a saúde de seu irmão seja prontamente restabelecida.

É tudo o que posso lhe responder por agora em razão das limitações que se nos interpõem.

 
Esquizofrenia tem Cura?

Minha irmã de 46 anos, teve a principio diagnotico de depressão grave (F32.3) posteriormente o quadro evoluiu e pelos seus sintomas (ouvia vozes, ideias suicidas e mania de perseguição). A médica entedeu que os sintomas sugeria esquizofrenia (F20.0). Já esta há quse 4 anos em tratamento minha dúvida é. A depressão grave pode evoluir para esquizofrenia paranoide? Pode se confundir depresão grave com esquizofrenia? Esquizofrenia tem cura?

Respostas:

A Depressão Grave pode evoluir para Esquizofrenia Paranóide?

Não. Transtornos Depressivos graves, isoladamente, são doenças distintas da Esquizofrenia Paranóide.

 

Pode se confundir Depressão Grave com Esquizofrenia?

Mui dificilmente. Não vejo como um Psiquiatra experimentado possa fazer essa confusão. Todavia, nem sempre é possível aos psiquiatras darem um diagnóstico definitivo já na primeira avaliação. Salvo em determinados casos de transtornos psiquiátricos leves e simples. Já o diagnóstico de Esquizofrenia, embora possa, em diversos casos, ser dado já na primeira avaliação psiquiátrica, isto não se constitui em uma regra.

 

Esquizofrenia tem cura?

Embora não haja consenso sobre este ponto específico, o grande corpo de volume de informações hoje disponíveis aponta para o fato de que ainda não existe cura para a Esquizofrenia. Embora muitos pacientes, quando adequadamente tratados, possam viver uma vida com qualidade, produzirem, estudarem e, enfim, ser felizes e completamente inseridos em um contexto social, laboral e familiar bastante satisfatórios.

Grato pelo contato!

Saiba mais sobre a Esquizofrenia clicando aqui!

 
 

                 Médico Psiquiatra

 

Home

 

 

© Copyright Eduardo Adnet - 2010-2013 - Todos os Direitos Reservados