Conheça os seus Direitos

Uma dúvida frequente: Se eu tenho um plano de saúde, somente posso consultar com os médicos credenciados a esse plano? Tenho direito a fazer exames pelo plano se consultar com outro médico?

Qualquer médico pode solicitar exames e procedimentos para pacientes que tenham plano de saúde, independentemente da vinculação ou não do profissional com a operadora!

O Conselho Regional de Medicina do Paraná divulgou nota esclarecendo que, segundo as normas do CONSELHO DE SAÚDE SUPLEMENTAR, qualquer médico pode solicitar exames a serem realizados pelo plano de saúde do paciente, mesmo que este médico, escolhido pelo paciente, não pertença ao seu plano de saúde.

Esclarece, ainda, a nota do CRMPR que o reembolso das consultas realizadas pelo paciente que se consultou com um médico não credenciado ao seu plano de saúde será feito de acordo com o contrato estabelecido entre o usuário e seu plano. Portanto, leia MUITO ATENTAMENTE, o contrato antes de aderir a algum Plano de Saúde. Quanto maior for a liberdade para o paciente em poder escolher, livremente, o médico por quem o paciente deseja ser tratado, tanto melhor será para os pacientes. Trata-se da liberdade de escolha!

 

Exemplo: Se um paciente opta por buscar tratamento com um Cardiologista indicado por algum familiar ou amigo, mas este Cardiologista não pertence ao seu plano de saúde, ao solicitar exames, estes poderão ser feitos pelo plano de saúde, mesmo que o Cardiologista não possua credenciamento junto ao plano de saúde do paciente.
Já em relação ao reembolso da consulta (realizada pelo médico escolhido pelo paciente, porém não credenciado ao plano), isto dependerá do que VOCÊ assinou ao optar por este ou por aquele plano de saúde. Portanto, seja cuidadoso na hora de ler o Contrato do Plano de Saúde que você está escolhendo. E se o plano de saúde que você já possui não satisfaz as suas necessidades, MUDE DE PLANO!

 

Leia, atentamente a nota do CRM do Paraná clicando aqui, aqui ou aqui.

 

 

Dr Eduardo Adnet

Médico Psiquiatra e Nutrólogo

 

 

 

© Copyright Eduardo Adnet - Todos os Direitos Reservados

 

Home