Dr Eduardo Adnet


Médico Psiquiatra e Nutrólogo

As diferenças entre Psiquiatria, Psicologia, Psicoterapia e Psicanálise


Psiquiatria
 

Psiquiatria (do grego Psyché = alma; mente + Iatros = tratamento médico) é a especialidade médica que diagnostica e trata dos transtornos da mente, da personalidade, dos afetos e do comportamento. Por ser uma especialidade médica, cabe aos psiquiatras avaliar o ser humano como um todo, buscando, inclusive, verificar se determinadas alterações do pensamento ou do comportamento estão ou não relacionadas a doenças físicas. Para tanto, podemos lançar mão de diversos meios de diagnóstico disponíveis, além do exame do estado mental do indivíduo, o que não exclui o exame físico. Exemplos são os exames laboratoriais, exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética, etc.), eletroencefalograma, mapeamento cerebral, dentre outros. Dentro do território da Saúde Mental, somente os Psiquiatras podem prescrever medicamentos.
A descoberta de novos medicamentos, por volta dos anos cinquenta, com eficácia comprovada, para o tratamento de transtornos mentais mudou, de modo marcante, os rumos da Psiquiatria, uma especialidade médica cuja importância e reputação são hoje reconhecidas em todo o mundo, sendo cada vez mais crescente a demanda por médicos psiquiatras.
 

Psicologia

 

A Psicologia é uma disciplina que estuda a mente e o comportamento (do grego: logos = estudo). É oriunda da Filosofia com suas raízes na Grécia antiga. A Psicologia, bem como a Filosofia, pertencem ambas ao território das Ciências Humanas. Psicólogos cursam Psicologia nas faculdades. A Psicologia clínica é a atividade profissional desempenhada pelos psicólogos em consultórios, clínicas, hospitais, dentre outros. Diferentemente dos Psiquiatras, que são Médicos especializados em Psiquiatria, os Psicólogos não podem prescrever medicamentos.

 

 

Psicoterapia

 

Em palavras simples, Psicoterapia é o tratamento não medicamentoso de transtornos mentais e comportamentais. Existem diversos formatos e técnicas psicoterapêuticas. A psicoterapia é o modo principal através do qual os psicólogos tratam seus pacientes. Psiquiatras frequentemente se utilizam de uma combinação de tratamentos, ou seja, psicoterapia + psicofarmacoterapia (o tratamento com medicamentos). Exemplos de Psicoterapia são: Psicoterapia Cognitivo-comportamental, Arteterapia, Psicoterapia Integrativa, Psicodrama, dentre outros.

 

Psicanálise

 

Psicanálise é um método teórico de pensamento e de investigação do comportamento inventado por Sigmund Freud, chamado de o pai da Psicanálise. É um ramo independente da Psicologia. Assim como o médico suíço Carl Jung e o francês Jacques Lacan, Freud acreditava existir nos seres humanos um compartimento mental obscuro a que chamou de "o inconsciente". Para Freud, restrições impostas a desejos e a pulsões sexuais estariam na raiz de doenças psicológicas. As teorias de Freud jamais puderam ser comprovadas cientificamente, razão pela qual até hoje o conjunto das elaborações de Sigmund Freud é chamado de Teoria Psicanalítica.


Diferentemente da Psiquiatria que requer a formação em Medicina, mais a especialização em Psiquiatria, e da Psicologia que requer a formação em Psicologia, qualquer pessoa que tenha curso superior completo, ou incompleto, poderá fazer um curso livre em Psicanálise (nenhum curso de Psicanálise é reconhecido pelo MEC) e atuar em consultórios. A Psicanálise, portanto, não é ramo direto nem da Psicologia e nem da Psiquiatria. Há, entretanto, Psicólogos e também Psiquiatras que adotam a Psicanálise (em todo ou em parte) na sua atuação profissional. Este talvez seja um dos principais motivos que explicam a confusão que muitas pessoas fazem na hora de buscar tratamento para transtornos que se encontram no território da Saúde Mental.
*Nota informativa do autor deste website: Embora eu tenha realizado um Curso Livre de Psicanálise em Viena (cidade onde morava Sigmund Freud), na Áustria, não adoto a Psicanálise em minha prática profissional. Em meu consultório, trabalho com Psicofarmacoterapia (medicamentos), com uma combinação de medicação mais Psicoterapia, ou somente com Psicoterapia, dependendo do diagnóstico e do quadro clínico de cada paciente que me procura. Para mais informações, veja meu Currículo Profissional, ou entre em contato comigo, clicando aqui!

 

 

Dr Eduardo Adnet

Médico Psiquiatra e Nutrólogo