Como Funciona o Reembolso das Consultas Médicas?

Conheça os seus Direitos!

Faça valer o seu direito de livre escolha, não se limite a escolher somente os profissionais de saúde da rede credenciada.
 

 

Saiba como exercer seu direito à livre escolha.

Você sabia que o reembolso médico lhe garante o direito de escolher o médico de sua preferência, mesmo que ele não seja cadastrado no seu Plano de Saúde? Sim, o plano de reembolso é reconhecido por lei. Os contratos de planos de saúde são regidos pela Lei nº 9.656/98. Tal norma, em seu artigo 10, institui o chamado “plano-referência”, que é um conjunto de coberturas mínimas que, segundo determina a própria lei, devem ser asseguradas aos consumidores em todo e qualquer contrato de plano de saúde, de acordo com a sua segmentação.

Então, amparado pela lei, você usuário pode escolher o prestador de serviço de sua confiança, que não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada, paga a consulta e num prazo máximo de 30 dias a seguradora deve reembolsá-lo de acordo com o plano escolhido e se esta opção estiver em seu contrato. Se a seguradora não cumprir o prazo o consumidor deve denunciá-la.

 

Funciona assim: a pessoa escolhe o médico de sua preferência, mesmo que ele não faça parte da rede credenciada do plano. O paciente paga a consulta e, posteriormente, recebe do plano o dinheiro de volta na forma de reembolso (integral ou um percentual já pré-estabelecido em contrato). Isto dependerá do seu Plano ou Seguradora de Saúde escolhida. Em um prazo máximo de 30 dias a seguradora deve reembolsá-lo de acordo com o plano escolhido e se esta opção estiver em seu contrato.
 

O que é necessário para receber o reembolso?


Na ocasião em que efetuar o pagamento da consulta, solicite o recibo com carimbo do CRM do seu médico escolhido e envie para a seguradora para receber o reembolso.


De acordo com o PROCON, o artigo 46 do Código de Defesa do Consumidor diz que o conhecimento prévio é direito do consumidor. 

 

CONTATE HOJE MESMO A SUA SEGURADORA OU PLANO DE SAÚDE, OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O REEMBOLSO DE CONSULTAS E CONSULTE-SE COM O MÉDICO DE SUA ESCOLHA!

 

 

Fontes: Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, BrPlanosdeSaúde

 

Agende sua Consulta conosco: (41) 4063-7460 (41) 3151-2145 (41) 9137-9757

 

Veja também: Qualquer médico pode solicitar exames a serem realizados pelo plano de saúde do paciente, mesmo que o médico escolhido pelo paciente não pertença ao plano de saúde.

 

Mais Informações

 

 

 

Especialista Titulado Pela Associação Brasileira de Psiquiatria, ABRAN e

Associação Médica Brasileira

Home

 

© Copyright Eduardo Adnet - 2014 - Todos os Direitos Reservados