Dr Eduardo Adnet


Médico Psiquiatra e Nutrólogo

As Comorbidades Psiquiátricas


Chama-se Comorbidade a situação onde mais de uma doença ou transtorno ocorre em um mesmo indivíduo. Esta situação pode ocorrer de modo simultâneo (as duas doenças existem ao mesmo tempo) ou de modo sequencial (a primeira doença surge, e em seguida a outra).

Na presença de mais de um transtorno psiquiátrico (comorbidade) as doenças em questão podem interagir e influenciar o prognóstico.

Por exemplo, uma pessoa pode ser portadora do Transtorno do Humor Bipolar e ao mesmo tempo ser portadora do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Embora estas sejam doenças distintas, elas podem coexistir na mesma pessoa o que, como já dito, pode influenciar no prognóstico e também no tratamento.

Importante ressaltar que o termo comorbidade não é exclusivo da Psiquiatria, pois se alguém é portador de Hipertensão Arterial e também de Glaucoma, por exemplo, trata-se da presença de uma comorbidade.

Em Psiquiatria, comorbidades não são infrequentes, e alguns estudos demonstram que dentre as doenças que mais frequentemente cursam com comorbidades estão os Transtornos Depressivos e os Transtornos Ansiosos. Um destes estudos, publicado no The European Journal of Psychiatry (Jornal Europeu de Psiquiatria) também trata do assunto das Somatizações, que são manifestações somáticas (físicas) com origem psicogênica. Exemplos frequente são Cefaléias e Disfunções Gastrointestinais (perturbações no estômago e intestinos) associadas a Transtornos Ansiosos, como no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), por exemplo.

Também o Transtorno Bipolar pode estar associado à comorbidades diversas, como Ansiedade Generalizada, uso e abuso de substâncias, transtornos do sono e compulsões.

Pacientes portadores de Demência possuem uma prevalência relativamente elevada de comorbidade com as Depressões, sendo que a prevalência de Depressão é maior nos portadores de Demência vascular do que na Demência por Alzheimer.

Outras comorbidades frequentes são a Esquizofrenia e o Transtorno Obsessivo Compulsivo, o Jogo Patológico evoluindo com Depressão e com o Transtorno dos Hábitos e Impulsos.

 

Dr Eduardo Adnet

Médico Psiquiatra e Nutrólogo